Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado


Photo/DIM

A Região de Gabú possui um potencial enorme e desigual na criação de gado bovinos, tendo sector de Pitche no topo dessa actividade pecuária. Contudo a criação de gado e pasto nessa região mais ameaçada pela seca e desertificação esta ser afectada por vários factores, dos quais se destacam aqueles relacionados a deficiência alimentar, sanidade animal e o aumento descontrolado de roubo.
"Há problemas graves, além do aumento de roubo de gado, surgiu um peste chamado febre aftoxe que esta contagiar os animais bovinos" explicou  Isnaba Nanbatcha assistente administrativo da associação dos criadores de gado - Balal Gainako.
Sobre a peste animal aftoxe Isnaba disse diligenciaram varias vezes junto da direcção regional da pecuário em busca de solução, mas, a resposta é que a vacina para combater essa doença só existe em África do Sul. De seguida comentando casos de roubo que diz aumentou, Isnaba Nanbatcha classifica de zero a presença das autoridades administrativas e policiais no combate ao roubo de gado que segundo ele acontecem sempre a mão armada.
De Janeiro de 2018 a esta parte foram roubados cerca de duzentos e dezanove (219), cabeças de gado ao nível da região de Gabu." recentemente prendemos onze (11) ladroes de gado vindos de norte e sul, mas processo já esta no tribunal" anunciou Isnaba.
A associação Balal Gainako foi criado em 2003 com o propósito de ajudar organizar e dinamizar o sistema de produção pecuário a fim de aumentar a capacidade produtiva. todavia de acordo com o seu assistente administrativo o maior problema desde aquela data continua ser a falta de segurança ou seja roubo de gado bovinos.
Ao nível da região de Gabú existem cerca de 650 mil cabeças de vaca. No entanto  sendo a zona muito afectada pela seca, os desafios agro-silvo-pastoril requerem uma prioridade máxima das estruturas oficiais concernentes.
Balal-Gainako associação com cerca de Mil e setecentos e setenta e seis (1776), membros todos são criadores contém uma unidade experimental de processamento artesanal de leite/pasteurização com vista a  promoção e comercialização de leite através de melhor embalagem.
As vacas são ordenhadas diariamente e uma vaca pode produzir ate um litro de leite por dia.
A criação ou posse de bovinos constitui uma verdadeira forma de riqueza entre os vários criadores da região leste do país, onde a posse de gado é considerado um motivo de prestigio social, um tesouro que é mobilizado só quando surgem problemas de ordem económicas na "morança" ou tabanca que se pretendem suprir.
Importa salientar, que os principais produtores de gado são criadores tradicionais que são ao mesmo tempo agricultores.

Por Djibril Iero Mandjam

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES