"SERÁ UMA REALIDADE A IIª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE ARTES E CULTURA"- COORDENADOR DO PROJECTO FESTIVAL DE SÃO DOMINGOS






O Movimento de Jovens Voluntários em parceria com a ONG Acção para Desenvolvimento (AD), Televisão Bagunda, TV. KLELE, Rádio Kasumai, Rádio Voz de Quelélé, CENFOR e Administração Local do sector de São Domingos, zona Norte do país vão promover entre próximos dias 10 a 12 de Fevereiro a 2ª edição do Festival de artes e cultura, Sob lema “Reviver as Memorias Culturais e Educativas”. No âmbito da convivência e o diálogo necessário para a construção da criatividade e da formação popular susceptível.
 
Sobre assunto, o repórter da “VERDADE GB” falou com Director Executivo do Projecto de Festival de Artes e Cultura (FAC). Na ocasião, DJIBRIL IERO MANDJAM afirmou que a iniciativa visa resgatar, valorizar e vulgarizar manifestações culturais e artísticas, que geram as raízes das suas memórias educativas como forma de promover a convivência e o diálogo tão necessário para a construção da criatividade e da formação popular susceptível adaptado com a importância da arte e da cultura nos processos de desenvolvimento, sociocultural e económica do país. 

Djibril Iero Mandjam disse o mesmo tem como objectivo tornar a cultura mais próxima das sua comunidades e ainda provocar a apropriação dos modos da criação e promoção cultural.

No que diz respeito a questão Organizacional do evento, o responsável assegurou que tudo está em bom caminho e apesar de desafios que enfrentam apelou todos no sentido de darem apoio a iniciativa daquele carácter, adiantando por outro lado que, a cultura pode servir de uma bóia de salvação da Guiné-Bissau do subdesenvolvimento, citando o exemplo de Cabo-Verde que acreditou seriamente e impulsionou o seu património cultural atraindo os investidores turísticos e estrangeiros.
“ Amílcar Cabral definia a luta da libertação nacional como um acto da cultura. Na perspectiva de Cabral renunciar a sua cultura significa renunciar a sua entidade e, esta situação coloca directamente a sua dignidade em causa.” Lembrou Mandjam.   

Durante três dias do evento, haverá a realização das palestras, conferências e sarau cultural, além de outras actividades suplementares, como a exposição e a venda de produtos locais.

V/Redacção



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES