“HÁ FALTA DE RECONHECIMENTO DOS VALORES” Artigo de juízo, de jornalista Djibril Iero Mandjam


Photo/
“HÁ FALTA DE RECONHECIMENTO DOS VALORES”

É a nossa obrigação enquanto nacionalistas divulgar o legado histórico e cultural de um homem e de um filho guineense que marcou uma época e talvez mesmo uma civilização.
Para mim, o contributo de Amílcar Cabral extravasa as fronteiras de Guiné-Bissau, e igual, as do continente africano. 
Tanto como teórico de humanismo, como estratega militar ou como pensador, no âmbito cultural, ele deixou-nos um legado valioso que a história regista e o mundo reconhece, a luta pela dignidade humana, a defesa da unidade entre os povos, a valorização da africanidade e a assunção da cultura como expressão e alma do humanismo, compõem alguns dos primordiais elementos programáticos da luta de libertação dos povos da Guiné e Cabo Verde dirigida por Cabral. 
Eu lamento, no entanto, que enquanto esse legado histórico de Cabral vem sendo estudado, investigado e divulgado além- fronteiras, em guine, terra que tanto quanto lutava pela sua autonomia, quer no meio rural como no meio urbano, esse legado encontra-se ainda em grande parte escondido atrás da escuridão da história e da poeira dos arquivos da memória. 
Admito que devido a esse facto, a nova geração quase que o desconhece e a velha geração em grande parte tem um conhecimento muito limitado do arquitecto da nossa nacionalidade. 
Apesar dessas falhas, a figura de líder mais 
esclarecida da sua geração, Amílcar Cabral sempre mereceu o consenso de grande parte da sociedade africana. Enquanto principal mentor da independência da nossa pátria e fundador das nacionalidades guineense e Cabo-verdiana, Contudo, nos últimos tempos algumas vozes têm vindo a pôr em causa a legitimidade da atribuição a Amílcar Cabral do seu papel na luta pela liberdade de guine e cabo-verde. É caso, a situação que eu, enquanto guineense, deploro bastante e nem me pergunte o por quê? !!!...
Para concluir, recomendo a você que está a ler esta minha contribuição que jamais fique numa posição da passividade intelectual, favor procure saber e entender ainda mais a fim de melhor satisfazer a sua curiosidade.

Bem-haja!
22-09-2016

V/Redacção 
ASS: Djibril Iero Mandjam



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES