A CIDADE HISTÓRICA DE CACHEU ACOLHERÁ O VI FESTIVAL CULTURAL CACHEU “DI SI CULTURA I ISTORIA”  


Nos dias 24, 25 de Novembro de 2017, na cidade de Cacheu, a ONG AD-Acção para o Desenvolvimento em parceria com AIN onlus, COAJOQ e Governo Regional de Cacheu, organiza o VI Festival Cultural de Cacheu, realizado no âmbito do projecto “Cacheu, di si cultura i istoria”, financiado pela União Europeia. A cerimónia de abertura terá lugar na sexta dia 24 pelas 16 horas e contará com a presença de autoridades e implementadores do projecto. A programação inclui a presença de artistas nacionais, internacionais e grupos tradicionais.
Sexta e sábado à noite, o palco de Festival será animado por vários artistas de reputação reconhecidos na indústria da música contemporâneo.
Durante os dias do Festival haverá conferências sobre “papel da escravatura e do tráfico negreiro na origem da língua crioula” e os participantes ainda terão a oportunidade de visitar o Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro que ficará aberto durante todo o Festival. Ainda nos dias 24 e 25, em paralelo ao Festival Cultural, a Loja do Memorial, com a participação dos outros parceiros locais e nacionais realizarão a exposição e a venda de produtos locais e livros.
O projeto “Cacheu, di si cultura i istoria”, implementado no período 2016-2019, visa promover a conservação e valorização do património histórico e cultural da antiga cidade de Cacheu; promover as indústrias culturais para o desenvolvimento humano e crescimento socioeconómico criando oportunidade de emprego e rendimento; promover a participação comunitária e a concertação com atores públicos e da sociedade civil na boa governação do património cultural; e favorecer o acesso aos bens e serviços culturais através da vulgarização da cultura e história de Cacheu.
O Festival Cultural de Cacheu quer contribuir para melhorar o acesso à cultura, tornando-a mais próxima das comunidades locais e da população do país e ainda promover a apropriação dos processos de produção e promoção cultural, por parte dos seus protagonistas, particularmente agentes e promotores culturais.

V/Redacção
Por: DIM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

Guiné-Bissau: O DIRECTOR DO LICEU DE SÃO DOMINGOS FORÇA OS ALUNOS A PAGAR CINCO MIL 5000XOF CADA PARA VALIDAR O TERCEIRO TRIMESTRE

A Comunidade das tabancas que compõe a secção de Suzana preocupadam com a precária condição em que se encontra o sistema de ensino daquela zona