A CIDADE HISTÓRICA DE CACHEU ACOLHERÁ O VI FESTIVAL CULTURAL CACHEU “DI SI CULTURA I ISTORIA”  


Nos dias 24, 25 de Novembro de 2017, na cidade de Cacheu, a ONG AD-Acção para o Desenvolvimento em parceria com AIN onlus, COAJOQ e Governo Regional de Cacheu, organiza o VI Festival Cultural de Cacheu, realizado no âmbito do projecto “Cacheu, di si cultura i istoria”, financiado pela União Europeia. A cerimónia de abertura terá lugar na sexta dia 24 pelas 16 horas e contará com a presença de autoridades e implementadores do projecto. A programação inclui a presença de artistas nacionais, internacionais e grupos tradicionais.
Sexta e sábado à noite, o palco de Festival será animado por vários artistas de reputação reconhecidos na indústria da música contemporâneo.
Durante os dias do Festival haverá conferências sobre “papel da escravatura e do tráfico negreiro na origem da língua crioula” e os participantes ainda terão a oportunidade de visitar o Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro que ficará aberto durante todo o Festival. Ainda nos dias 24 e 25, em paralelo ao Festival Cultural, a Loja do Memorial, com a participação dos outros parceiros locais e nacionais realizarão a exposição e a venda de produtos locais e livros.
O projeto “Cacheu, di si cultura i istoria”, implementado no período 2016-2019, visa promover a conservação e valorização do património histórico e cultural da antiga cidade de Cacheu; promover as indústrias culturais para o desenvolvimento humano e crescimento socioeconómico criando oportunidade de emprego e rendimento; promover a participação comunitária e a concertação com atores públicos e da sociedade civil na boa governação do património cultural; e favorecer o acesso aos bens e serviços culturais através da vulgarização da cultura e história de Cacheu.
O Festival Cultural de Cacheu quer contribuir para melhorar o acesso à cultura, tornando-a mais próxima das comunidades locais e da população do país e ainda promover a apropriação dos processos de produção e promoção cultural, por parte dos seus protagonistas, particularmente agentes e promotores culturais.

V/Redacção
Por: DIM

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES