Celebra-se hoje o dia Mundial do Habitat.


Photo/net
“Habitação em primeiro lugar“, é o logótipo que marca a celebração de dia mundial de habitat.

A VERDADE-GB, A estabilização política e o desenvolvimento económico do país é um dos factores mais importantes para a concretização e promoção do direito à habitação e melhoria do habitat.
Disse hoje Malam Banjaí ministro das Obras públicas, Construção e Urbanismo numa mensagem que dirigiu a celebração do Dia Mundial do Habitat, que é comemorada desde 1984 em cada primeira segunda-feira do mês de Outubro.
O governante, sublinhou que o executivo está articular-se com os seus parceiros técnico e financeiros para incentivar os investimentos privados no sector da construção civil e promoção imobiliária com intuito de reduzir os défices habitacional que está na ordem de 55% no país.
Sobre a data o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu que garantir "dignidade e oportunidade para todos depende que as pessoas tenham acesso à habitação adequada e a preços acessíveis".
Na nota, Ban mencionou a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável, conhecida como Habitat III. O encontro será realizado entre 17 e 20 de Outubro em Quito, no Equador.

Realizada a cada 20 anos, o objectivo da conferência é reflectir sobre o estado dos assentamentos humanos e sobre como o mundo quer que sejam as cidades do futuro.
Para o chefe da ONU, com o mundo embarcando neste ano na implementação da histórica Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, a Habitat III tem um "significado particular".

Ban ressaltou que a Agenda 2030 é um plano "abrangente, integrado e inclusivo para paz, prosperidade, dignidade e oportunidade para todas as pessoas em um planeta saudável".
Segundo o secretário-geral da ONU, alcançar os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável vai depender, em grande parte, se será possível tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

V/Redacção
Ass: Amadu Madja Fofana


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES