A Guiné-Bissau pode conhecer esta semana, fim da greve no sector educativo.



Foto/Macadri

As aulas nas escolas públicas da Guiné-Bissau podem retomar esta semana.


(A VERDADE-GB) -  A negociação entre os dois sindicatos em defesa dos professores (SINAPROF E SINDEPROF) e o Governo guineense, está produzir resultados positivos. Pelo menos assim deu entender o presidente da comissão negocial da classe dos docentes.
Em declaração ontem (04-10-2016) aos Jornalistas Alfredo Biaguê adiantou que alguns pontos em reivindicação já estão sendo compridos, como por exemplo, a conclusão da parte financeira do ponto mais quente da exigência, neste caso, aplicação do estatuto da carreira docente, a devolução do dinheiro descontado aos professores em observância da paralisação que decorreu no ano lectivo 2015/2016 e pagamento aos professores contratados e novos ingressos do último ano escolar.
Considerando tudo isso, o sindicalista admitiu a possibilidade de assinatura de um memorando de entendimento entre a classe e o executivo, de forma a permitir o levantamento da greve ainda esta semana.
Recorde-se que, no ano lectivo findo a greve dos professores fez com que os alunos das escolas públicas perderam 55 dias lectivos, facto negativo no curriculo escolar guineense.

V/Redacção
Ass: Macadri


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

Guiné-Bissau: O DIRECTOR DO LICEU DE SÃO DOMINGOS FORÇA OS ALUNOS A PAGAR CINCO MIL 5000XOF CADA PARA VALIDAR O TERCEIRO TRIMESTRE

A Comunidade das tabancas que compõe a secção de Suzana preocupadam com a precária condição em que se encontra o sistema de ensino daquela zona