O COMANDANTE DA "BRIGADA ABEL DJASSI" NAS CELAS DE PJ



Ordem de detenção para Manecas dos Santos após entrevista ao DN está cumprida. A Polícia Judiciária deteve-o esta manhã, tendo sido retirado da Clínica “Madrugada” onde se encontrava hospitalizado, por uma brigada da PJ, que “cumpria ordens de detenção”.

O Comandante Manuel Santos “Manecas”, um dos mais destacados Comandante da Luta Armada de Libertação Nacional conduzida pelo PAIGC, que tinha sob o seu direto comando a famosa “Brigada Abel Djassi”, que utilizou os mísseis “Strella” para deixar fora de combate a aviação militar colonial, é igualmente um militar de elite que foi condecorado com a Medalha “Amílcar Cabral” pelo seu papel relevante e corajoso como Comandante das gloriosas FARP.

Polícias foram a casa do comandante do PAIGC para o deter. Ao DN, dissera que o país pode estar na iminência de golpe e criticara o atual presidente.

Manuel (conhecido como Manecas) dos Santos, comandante histórico do PAIGC, estava sob pressão do Ministério Público da Guiné-Bissau desde que deu uma entrevista crítica ao DN, alertando para a possibilidade de o país estar na iminência de um golpe de Estado.

"Na sexta-feira, dois agentes da Judiciária foram a casa dele para cumprir um mandado de detenção", disse ontem à noite ao DN Carlos Pinto Pereira, advogado de Manecas dos Santos. Mas o comandante, de 74 anos, tem estado com problemas de saúde e fora internado na véspera: "A esposa informou os agentes que ele estava hospitalizado e disse-lhe para contactarem comigo."

Na entrevista, Manecas dos Santos dava a sua opinião sobre o atual impasse político no país, com críticas ao presidente e um alerta de mal-estar nas Forças Armadas. "A Guiné-Bissau pode estar na iminência de um golpe", disse. Mal a entrevista foi publicada, o Ministério Público convocou-o "como denunciante" para o interrogar.
V/Redacção

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES