Estado do Senegal já recuperou 50 biliões de francos CFA (cerca de 85 milhões de dólares americanos) de Karim Wade,

O ministro senegalês da Justiça, Sidiki Kaba, reafirmou  em Dakar que o Estado do Senegal já recuperou 50 biliões de francos CFA (cerca de 85 milhões de dólares americanos) de Karim Wade, indicando que o processo continua em curso para reaver outros bens desviados pelo filho do antigo Presidente Abdoulaye Wade e ex-ministro das Infra-estruturas, Transportes Aéreos e Terrestres.

 Já recuperámos pelo menos 50 biliões de francos CFA. Um procedimento está em curso em Mónaco para recuperar bens e um outro está previsto para 27 de Junho corrente em Paris”, declarou Kaba durante uma conferência de imprensa na sequência da libertação de Karim Wade, quinta-feira à noite, após um perdão presidencial.

Karim Wade foi condenado a seis anos de prisão efectiva e a pagar uma multa de 138 biliões de francos CFA, declarado culpado de desvio de fundos públicos, entre 2009 e 2012, quando era ministro sob o regime do seu pai.

Ele foi acusado, entre outros, de desvio de 117 biliões de francos CFA depositados em paraísos fiscais e da aquisição ilegal de oito viaturas de luxo e de duas casas.

O seu julgamento foi realizado de 31 de Julho de 2014 a 22 de Janeiro de 2015 no Tribunal de Repressão do Enriquecimento Ilícito (CREI).


V/Redacção 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES