O Mundo celebra 13 de Junho, dia mundial de consciencialização sobre Albinismo.

O silêncio do executivo da Guiné-Bissau sobre a descriminação que os Albinos daquele país enfrentam, merece a reacção da organização defensora destas pessoas.
A preocupação dos albinos surgiu ontem na voz do presidente da associação Alberto Siga que falava alusivo a comemoração do  dia mundial da consciencialização sobre Albinismo que se celebra hoje.

A celebração da data também tem como objectivo, aumentar a consciência e compreensão do albinismo e combater a discriminação e o estigma que afectam as pessoas com albinismo em todo o mundo.

Alberto Siga disse ainda que no país a discriminação dos albinos é constatado nas Famílias e no Estado, tendo sublinhado que é difícil encontrar um albino como funcionário nos departamentos governamentais.


Para terminar o presidente da associação que defende os albinos esclareceu que a falta de meios financeiros impossibilita a lembrança deste dia no país como um acto formal.

De referir que a associação dos Albinos da Guiné-Bissau  foi fundada em 17 de Janeiro de 2004 e conta actualmente com 80 associados.
Ainda sobre a data, o secretário-geral da ONU BANKI MOON ressaltou uma "longa história de discriminação e estigmatização do albinismo".
Em alguns lugares, as pessoas com esta condição podem viver em pobreza extrema, sem acesso a serviços básicos como acomodação, cuidado de saúde e educação.
O secretário-geral saudou o anúncio da primeira Especialista Independente da ONU sobre os direitos das pessoas com albinismo.

Ban lembrou ainda que a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável prometeu não deixar ninguém para trás. Ele ressaltou que isso inclui pessoas com albinismo, destacando que o "ciclo de ataques, discriminação e pobreza deve ser quebrado".

Fonte: Radio Voz De Quelele
Por/ Redacção  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Guiné-Bissau - Região de Gabu tem maior potencial no domínio da produção de gado

GUINE-BISSAU – Manual As Rotas Dos Escravos será inserido no currículo escolar

COLIGAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES DA DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA APELA ESTADO GUINEENSE PARA CUMPRIR COM AS SUAS RESPONSABILIDADES NO QUE CONCERNE A PROMOÇÃO E PROTECÇÃO DOS DIREITOS DOS MENORES